sexta-feira, 10 de agosto de 2012

GORDURAS PSÍQUICAS

A sociedade contemporânea vem pondo os corpos à prova. De um lado o corpo-mercadoria, que tem seu prestígio afirmado por meio das técnicas de aprimoramento físico, sem contar as promessas de melhorias oferecidas pela ciência, através da genética. Por outro, um corpo que apesar de todas as chaves para a felicidade se precipita para a destruição. Esse é um corpo problemático, que substituiu sua interlocução com o divino pela medicalização.
Freud fez tudo o que pode para mostrar o quanto somos apaixonados pelo disfarce, pelo fantasiar-se de outro e que exibimos nossa maior inventividade quando se trata de ocultar quem somos e aquilo que não funciona bem em nós. O que nos faz sofrer. Entre a imagem e o real, a distância, às vezes, é difícil de ser percorrida, a ponto de caber a pergunta: quem sofre de que? O que fazer dessa demanda que se instala na forma de uma inquietação reparadora, redentora? Como sobreviver quando falta corpo, num tempo em que, mais do que nunca, os corpo são falados? Esse “corpo sustentável” que tanto se fala hoje, dá garantias de que? Como enxugar o que as lipoaspirações não tem como dar conta? Que gorduras, que sobras, não podem ser resolvidas numa plástica? A questão que se coloca, então, é: para onde vão os restos traumáticos, dolorosos que vem a reboque dessa higienização que afasta a dor, a velhice e a morte? Como perder esse peso e ganhar leveza na alma?
Para discutirmos essas e outras questões, estaremos no ESPAÇO GESTOS, a partir do dia 20/08 até 11/09, durante quatro segundas–feiras seguidas, de 20h15 às 22h.
Rua Conde Afonso Celso, nº99 _Jardim Botânico. (Em frente ao Hospital da Lagoa)
Inscrições pelos tels: 2539-9804 / 2539-0312/ 7717-4158
Até lá.
Angela Bezerra Villela

Nenhum comentário: