terça-feira, 7 de julho de 2015

O PT E A BRILHANTE INSTRUMENTALIZAÇÃO DO MAL


Agora sei... Há muitos anos atrás, um primo que deve ser descendente de Nostradamus, previu tudo. Foi detalhista, extremista e extremado nas suas colocações. Ele conhecia os meandros da política e do poder muito melhor do que eu e me disse:“Eles vão devorar o país. Eles  vem com um apetite, uma voracidade insaciável. Você vai ver"  Foi essa  a sentença emitida . Na época, não conseguiu me convencer. Eu achava aquilo terrorismo de direita, medo de ascensão de um lado e  queda do outro. Medo da mudança que eu vislumbrava, plena de esperanças e ele de ceticismo. Fui amplamente avisada do que ia acontecer. Mesmo assim continuei aferrada à certeza de que aquela era a oportunidade de uma guinada fundamental que o país precisava. Um outro ciclo que privilegiasse meus ideais de educação, saúde e justiça social. Afinal, ao votar, eu  tinha a opção democrática de escolher um partido que há anos lutava pela realização desses sonhos. Hoje, meu primo me ligou e diante dos fatos consumados e consumidos, tive que me curvar, admitindo minha ingenuidade, inocência e até minha ignorância frente a perspicácia dele naqueles tempos. Tive que socraticamente dizer: Sei que nada sei. Paradoxo.Comecei o texto dizendo que agora sei.O que sei? Na minha profissão, a questão da interpretação  é vital. Todo cuidado é pouco. Aprendemos que as  coisas nunca vem de um lugar só, mas de múltiplos lugares, portanto, um fato tem muitos ângulos possíveis. Nele cabem  variáveis intervenientes que afetam e determinam as interpretações do mesmo. 
Baseada nessa premissa, interpretei  de baixo para cima, de cima para baixo, pelas lateralidades e profundidades, todas as barbaridades praticadas por esses loucos inescrupulosos que se apossaram e assaltaram o meu país. Desses perversos  enganadores.  Ainda ontem mesmo, fiquei sabendo através de alguns pacientes jovens que estudaram horrores para conseguir uma vaga pós ENEM, que eles vão terminar o semestre na UFRJ sem ter noção do que irá acontecer depois de setembro. Sim, porque a Universidade só tem verba para se sustentar até lá. Os estudantes vão voltar para seus diferentes estados, sem eira nem 
beira. Como moram de aluguel, não sabem o que fazer. Rompem contratos? Continuam pagando, mesmo sem 
estar no Rio? Tem condições para isso? Como ficam as provas, os investimentos, a vida dessas pessoas e 
seus ideais?  Esse desgoverno promiscuo fez o quê para impedir esse caos? Enem ? Nem aí. Educação é 
luxo?  Segundo o ex-presidente Lula é lixo, porque ele próprio disse que não precisou estudar para 
chegar aonde chegou. Metáfora perfeita do Brasil, "o país da educação!"                                  
Aí vem o Jô Soares, até então figura queridíssima nesse país e se espanta porque o juraram de morte pela sua “encantadora entrevista” com a presidenta Dilma. Onde ficou a sensibilidade desse homem tão observador e culto para não perceber que na frente das telas de TV, existe um povo absolutamente 
indignado com a maior roubalheira e cinismo jamais vistos antes, dirigido por uma senhora que tem apenas 9% de aprovação?  O que ele foi fazer lá? Confrontá-la ou confortá-la? Liberdade de expressão? O povo também tem e o preço que ele pagou parece que foi tão alto quanto o que ele supostamente recebeu.  
O mal na politica, de fato, sempre existiu, basta olhar a história da humanidade, mas os arquitetos dessa construção bizarra exageraram. Elaboraram um projeto genial para ficar o máximo possível no poder, gerenciaram a pobreza com cestas básicas e atenderam, paralelamente, as necessidades básicas  do partido, extraindo das estatais  a forma de sustentação desse sistema que gerou uma ilusão de poder na população. A ignorância permaneceu, através do estímulo ao consumo  desenfreado das classes que sempre olhavam as vitrines e não podiam acessar os bens de consumo exaustivamente exibidos nas novelas e que agora, infelizmente, dão de cara com o mal estar e a ironia de não “poderem” de novo, pelo estrago causado pela  recessão. Tem esquema mais perverso do que esse?                 
Temos escutado máximas frequentes. Ah , mas corrupção sempre existiu . Nesse volume vivo? E isso, por um acaso, justifica essa podridão toda? Porque essa criatura que não me representa, já que não a escolhi, nos trata sempre como um bando de imbecis, que não tem discernimento para entender que seus discursos são insanos? Ou cínicos? Vendo agora uma entrevista com Domenico De Masi, sociólogo italiano, encontrei um certo apaziguamento para essas e outras perguntas que não calam. Porque não fazemos nada? Porque estamos desnorteados. Essa a palavra justa que nos define no Brasil. Sem norte mesmo. Navegando nas redes, urrando perplexos diante da avassaladora onda de perversão que nos colocou à deriva. Somos traumatizados diariamente.
E La Nave?
Va..... Fellinianamente   
Angela Villela

_Parabéns priminha pelo belo texto e entendimento do problema. Embora tenha sempre clamado e brigado por uma mudança social neste País,
antevi o insucesso do PT pela falta de quadro e incompetência de seus dirigentes. (Vide Lech Walesa na Polônia sem querer comparar caráter...). O que não contava é que All Capone fosse história infantil perto dessa quadrilha.
Beijocas

_Obrigado por me enviar estas belissimas mensagens,cheias de verdade e primorosamente redigidas
Atenciosamente,
paulo sergio lima silva | 

_ Angela
Acabei de ler seu texto...fantástico!!! Realista e verdadeiro.
Parabéns pela forma clara e objetiva que vc escreve.
Vou sugerir essa leitura a meu filho que comecará a votar no próximo ano.
Bjs
Glaucia

14:06 (Há 2 horas)
exelente texto, gostei muito
bem parecido com o que penso ( junto c milhões de pessoas perplexas )
beijos

Nelson Motta


Angela, querida,
Eu, como mts que prezam a cidadania brasileira, me solidarizo com o seu sentir, mas nos resta a esperança como nos indica Pandora.
Como vc bem sabe, nunca votei no Lula, já tivemos um pai dos pobres de 30 a 45 e a história nos mostrou o resultado dessa hipócrita demagogia. Portanto, ele não me emocionou e nem me convenceu. Infelizmente tenho que concorda com o seu primo, logo eu, que sou romântica, otimista e crédula. Enfim... chegou a minha época de ter um pai dos pobres, e eu que pensava que isso era coisa do passado, já  enterrado e só se mantinha vivo nos livros de história. Mas ao que parece ainda vende como água. Mts seguidores fiéis.
Adorei sua escrita, inteligente, criativa, comprometida,
Bjs
Bia 



Nenhum comentário: